China aumenta procura por vinho português

Segundo dados de uma consultora portuguesa com escritórios na China e em Portugal, 8 dos 10 maiores importadores chineses de bebidas estão bastante interessados em adquirir o néctar nacional.

Os números impressionam, mas há ainda muito para crescer. Para um país com a dimensão de Portugal, o gigante asiático representa um mar de oportunidades, nomeadamente no setor das exportações e, em particular, em relação aos vinhos. Em 2015, Portugal exportou quase 740 milhões de euros em vinho, o valor mais alto de sempre, sendo que os vinhos mais caros estão em alta. E a China é um destino cada vez mais importante para o néctar nacional.

Com uma classe média com um poder de compra cada vez mais elevado e ávida por produtos novos e exclusivos, é aqui que Portugal pode marcar a diferença, uma vez que tem produtos de excelência a um preço competitivo a nível internacional. É com base neste pressuposto que esta consultora portuguesa “Open China” está a atuar, utilizando as sinergias que dispõe, nomeadamente um escritório estrategicamente localizado em Shenzhen, uma cidade com cerca de 15 milhões de habitantes, localizada no Sul da China.

Tendo em vista a grande importância que as exportações têm para a economia nacional, a Open China apostou com convicção na descoberta que ainda está a ser feita por parte da China em relação aos vinhos nacionais. Desta forma, a consultora luso-chinesa contactou diversas grandes empresas chinesas com o intuito de aferir o quão conhecidos são os vinhos portugueses, sendo que o feedback por parte dos maiores potenciais compradores foi bastante positivo, nomeadamente na disponibilidade para se efetuarem imediatamente provas dos mesmos.

Desta forma, e perante o genuíno interesse demonstrado, a Open China estabeleceu já diversos contactos com produtores nacionais a fim de se estabelecerem parcerias estratégicas para muitos deles iniciarem a sua expansão para a Ásia.

A expectativa desta consultora é até ao final do ano proporcionar a produtores nacionais exportações para o Oriente na ordem dos 5 milhões de euros.

Versão PDF

Rua Arthur Águedo de Miranda, Lote 3 - Loja H